Baterias de celular: O usuário deve poder trocá-las?
Nos modelos mais antigos de celulares, as baterias eram peças facilmente trocáveis pelo usuário. Não eram lacradas, e bastava abrir a tampa traseira do aparelho, e realizar a troca, por qualquer usuário não especializado.
Com a evolução dos modelos, foi sendo trocado este acesso, muitas vezes justificando a mudança por uma eventual proteção contra água, que no maior das vezes não era eficaz.
Atualmente, quase todos os aparelhos tem a bateria colada e o acesso a ela somente é possível com o uso de ferramentas especiais, ou com o descolamento de tampas ou displays.
Isso fez com que uma simples troca de bateria ficasse inviável para a maioria dos usuários, dado o grau de dificuldade que foi criado.
No parlamento europeu, existem movimentos para leis que querem exigir que os fabricantes voltem a tornar as baterias acessíveis, e substituíveis por um usuário não especialista.
Mas resta um grande problema: como os fabricantes não colocam as peças originais no grande mercado, conservando elas somente em suas redes autorizadas, é muito difícil escolher uma bateria de boa qualidade, até porque a avaliação da qualidade é algo muito difícil de se realizar.
Então uma troca realizada por pessoa não conhecedora, pode não resultar em uma melhora do aparelho, muitas vezes fica até pior.
Por isso, é bom sempre confiar em quem conhece as peças e procedimentos, para evitar uma perda maior.
Comentários