O que fazer com um telefone celular que molhou?
O que fazer com um telefone celular molhado?
Acidentes ocorrem com os telefones celulares com uma certa frequência. Um deles é molhar o celular em algum líquido, o que inevitavelmente causa danos ao aparelho.
Dependendo de cada caso, há possibilidade de recuperar o celular, desde que alguns passos sejam seguidos antes de levá-lo ao conserto. Normalmente, os procedimentos a realizar antes de levá-lo a uma assistência técnica, são paliativos, e não se deve considerar que eles sejam suficientes para uma boa recuperação.
De qualquer forma, dependendo do tipo de líquido que penetrar no celular, poderá haver corrosão, o que leva a uma deterioração dos componentes eletrônicos internos, diminuindo a durabilidade do aparelho.
Posto isto, mesmo que os melhores procedimentos sejam realizados, após uma situação de umidade interna, não é possível prever ou garantir o funcionamento por tempo determinado. O aparelho tanto pode funcionar por longo prazo, como ter uma vida reduzida, ou até mesmo não mais funcionar. Um dos objetivos ao tentar secar um telefone celular, é permitir fazer um salvamento dos dados do usuário, pois não é possível prever a duração do aparelho depois de um acidente deste tipo.
Para ajudar no processo de recuperação, relacionamos abaixo alguns procedimentos que o usuário deve realizar antes de levar o telefone a uma assistência técnica. Importante ressaltar que a garantia dos fabricantes não cobrem eventos com umidade. Alguns seguros cobrem estes acidentes, mas nem todos. Se você tem seguro, consulte as restrições do mesmo. Fique ciente de que os aparelhos possuem internamente selos que indicam se o mesmo sofreu molhaduras.
Quanto menos tempo o aparelho ficar molhado, maiores as chances de uma boa recuperação.
1) Siga os procedimentos abaixo relacionados, mas leve o telefone o quanto antes para uma assistência técnica para desmontagem e secagem total do aparelho.
2) Retire o aparelho da água o quanto antes, e inicie o processo de secagem do mesmo.
3) Se a bateria do aparelho for removível, retire-a imediatamente.
4) Caso não seja possível retirá-la, desligue o aparelho através do botão e não tente religá-lo.
5) Retirar o cartão da operadora e cartão de memória se houver.
6) Se o telefone foi molhado com água limpa, o caminho é somente secá-lo. Se ele foi atingido por água do mar ou com outras substâncias corrosivas, o melhor a fazer é lavá-lo com álcool etílico (mergulhar em um recipiente) e deixá-lo secar ao natural.
7) No caso de água limpa, retire todas as peças móveis como tampas, gavetas, chips, etc e seque-as externamente com papel toalha ou pano seco, e deixe escorrer o excesso de água. Não tente desmontá-lo retirando os parafusos, pois pode causar danos. Não o ponha no forno de micro-ondas e não use secador de cabelo. Você pode usar um ventilador para circular o ar sobre o aparelho, ou o ar quente de um ar-condicionado, o que ajuda a secá-lo mais rapidamente. Quando parar de correr água, ponha-o em uma vasilha com arroz seco e deixe tampado até levá-lo para uma oficina.
8) Não tente religá-lo
9) Não aqueça a bateria do aparelho, pois isto reduz a sua vida útil.
Comentários