Segurança em celulares
Quais os principais riscos?
A estimativa é de que em 2020 tenhamos mais de 6 bilhões de dispositivos móveis no mundo. Hoje quase todos realizando atividades outras que não puramente a transmissão de voz, tais como mensagens, vídeos, pagamento de contas etc. Isto os transforma em uma mina de ouro para quem pretende roubar estas informações.
Como os dispositivos podem se conectar à internet, e são verdadeiros computadores de bolso, podem eventualmente serem palco de um ataque cibernético. Hoje, ainda são poucas as infestações por vírus e similares, mas eles tem aumentado perigosamente dia após dia.
Assim, proteger os seus telefones e sua forma de usá-lo é vital para não se tornar uma vítima destes ataques.
Android X IOS
Como o mercado é dominado pelo sistema operacional Android, ele também é o mais atacado e mais vulnerável. Mais de 80% dos aparelhos do mercado são baseados em versões de Android. As atualizações deste sistema operacional, que é propriedade da Google, demoram até chegar nos usuários, pois ainda precisam ser acrescentadas pelos diversos fabricantes, o que nem sempre ocorre.
Telefones antigos não recebem mais atualizações, portanto ficam mais vulneráveis. Além disso, é possível encontrar aplicativos em inúmeros sites, fora da loja oficial, onde, em tese, os aplicativos oferecidos são testados antes de serem incluídos.
Por outro lado, o sistema operacional do Iphone, mais robusto e controlado, oferece um índice de proteção maior, no entanto não é invulnerável. Já ocorreram diversos ataques e falhas, que são mais prontamente corrigidas, por se tratar de um único fabricante.
Como saber se o telefone está infectado?
Nem sempre os sinais aparecem claramente, mas algumas características podem indicar a infestação por algum vírus:
1) O telefone começa a funcionar mais lentamente e consumindo muita bateria.
2) Surgem inúmeras janelas de propaganda ou sugerindo a instalação de outros programas não solicitados.
3)Cobranças indevidas na fatura, de serviços não intencionalmente utilizados.
4) Consumo excessivo de internet em determinados momentos.
Como se livrar dos vírus e similares?
A maneira mais segura, é levar o seu aparelho até uma assistência técnica competente, que poderá fazer a eliminação dos potenciais riscos.
Você pode também tentar desinstalar os últimos aplicativos que foram instalados, reiniciar o aparelho, e observar se o comportamento dele melhorou. Alguns aplicativos se autoprotegem, dificultando a sua própria desinstalação.
O método mais radical, é fazer a reinstalação completa de fábrica, porém este procedimento apaga todos os dados do usuário. É necessário realizar uma cópia de segurança dos dados antes de reinstalar o Sistem Operacional.
Sugestões de providências para não ser a próxima vítima:
1)Manter o sistema operacional sempre atualizado, pois nas atualizações frequentemente são incluídas proteções para novas ameaças.
2)Não baixar aplicativos cuja origem seja suspeita ou fora das lojas oficiais, ou que não comprovadamente testados e liberados.
3)Não abrir emails ou links de origem desconhecida, principalmente se contiverem arquivos anexos, que podem conter vírus.
4)Evitar o uso de redes públicas, que podem estar sendo monitoradas por piratas cibernéticos. Nunca use dados confidenciais se estiver usando uma rede pública.
5) Se o seu dispositivo tiver a opção de criptografia ative-a, pois isto lhe trará maior segurança.
6) Revise periodicamente suas permissões de acesso. Quase todos aplicativos, ao serem instalados, pedem acesso a diversos serviços, como localização, lista de contatos, fotos, etc. Não conceda permissões que não parecem coerentes com a finalidade do aplicativo.
Antivirus – sim ou não?
A esta altura, você pode estar se perguntando – Devo usar um antivírus no meu celular?
Nossa recomendação é de que não se use um antivírus, porque além de ser um aplicativo pesado e que atrasa a resposta do celular, gasta mais bateria e quase sempre vem com alguns links que sugerem a instalação de outros programas, nem todos confiáveis.
É muito mais eficaz seguir as recomendações acima do que confiar num aplicativo que é ofertado gratuitamente. Você conhece algum desenvolvedor que trabalhe de graça? Pense nisto, e chegará a sua própria conclusão.
Venha nos visitar e realizar um orçamento sem compromisso- Em Porto Alegre na Cidade Baixa, Rua José do Patrocínio, 677
Comentários