Quanto tempo dura uma bateria de celular do tipo smartphone?
Quanto tempo dura uma bateria de celular do tipo smartphone?A vida útil de uma bateria varia muito principalmente de acordo com o tipo de uso que se faz dela, e também varia muito em função das temperaturas de uso da bateria.
Os dois fatores acima, fundamentalmente, vem a ser motivos da degradação do eletrólito da bateria, fazendo com que as reações químicas internas diminuam de intensidade, e consequentemente, perdendo capacidade de armazenamento de carga.
Em regra, a ideia é de que a bateria dure tanto quanto a vida útil do celular, desde que o uso seja moderado baixo. Isto falando de projetos realizados no hemisfério norte, que consideram uma temperatura de uso de até 35ºC.
Na prática, os fabricantes estipulam uma vida útil com 500 a 1500 ciclos de recarga, o que sugere uma vida de 2 a 3 anos.
Com 300 ciclos de recarga, aproximadamente um ano de uso, a bateria pode ter sua capacidade reduzida para 80% do máximo, em um regime de uso de baixa exigência.
Se a bateria de celular for utilizada com muita intensidade, e em temperaturas acima de 35ºC, a sua capacidade pode reduzir até 50% do total de carga estipulada para cada modelo em um ano.
À medida que a bateria vai sendo usada, o tempo de recarga aumenta, porque a corrente que ela admite fica menor.
É importante, que tanto no uso diário do celular, como no momento de recarga da bateria, se examine se a mesma não está aquecendo demasiadamente. Um uso grande de recursos, como vídeos ou jogos pesados, usam muito da bateria, causando seu aquecimento. Carregadores que fornecem muita corrente, ou circuitos degradados no celular também são fatores de aquecimento e envelhecimento precoce.
Não se recomenda o uso concomitante de recursos pesados como jogos durante a carga da bateria, pois ambos geram calor, e tendem a reduzir a vida da bateria.
Você pode usar carregadores não originais, e também carrregadores veiculares( cuidado em dias quentes), desde que os mesmos forneçam a tensão adequada. Na dúvida peça para avaliar seu carregador por um técnico de sua confiança.
As baterias podem ser carregadas durante toda a noite, pois ao atingir o máximo de carga, a corrente é interrompida pelo aparelho (as melhores marcas tem esta proteção). É conveniente entretanto, observar se o aparelho após atingir 100% de carga, não apresenta mais aquecimento na área da bateria.
Baterias novas, só atingem a sua capacidade máxima, após alguns ciclos de carga e descarga. Por não terem sido ainda totalmente ativadas, elas necessitam por vezes até 5 ciclos de recarga para chegarem na sua performance máxima.
As recargas não necessitam ser totais, pois nas atuais baterias não existe o efeito memória que havia nas baterias antigas. Não é recomendado que se descarregue toda a bateria. O ideal é que se reinicie a recarga com no mínimo 15% de carga residual. As cargas podem ser interrompidas a qualquer momento, sem prejuízo. Entretanto, se considera que cada carga, mesmo que parcial, conta como um ciclo no envelhecimento da bateria.
Recomendações Básicas Resumidas para aumentar a autonomia da bateria de celular:
1) Cuide para que a bateria não sofra aquecimento demasiado durante a carga ou uso do aparelho.
2) Deixe seu celular carregando durante a noite.
3) As baterias devem durar até 3 anos, desde que não exigidas demais, nem sobreaquecidas.
4) No clima tropical, considerado o calor ambiente, são necessárias trocas mais frequentes.
5) As baterias com uso moderado baixo, perdem até 20% de sua capacidade por ano de uso.
6) Cargas lentas, provocam menos aquecimento da bateria, portanto são melhores.
7) Prefira carregar a bateria com o celular sem uso, pois esquenta menos a bateria.
8) Antes de pensar que a bateria está ruim, avalie o que o celular está fazendo para gastar energia.
9) Carregadores não originais, desde que de boa qualidade, são adequados para carga de baterias.
10) Nunca deixe seu celular exposto ao sol ou em ambiente muito quentes.
Saiba como chegar até a URGECEL:
Comentários